Promoção e Inclusão Social

Núcleo de Promoção e Inclusão Social tem por finalidade promover a aproximação e integração da sociedade catarinense com o Poder Legislativo por meio de intervenções pedagógicas que propiciem mudanças de concepções e práticas na perspectiva da consolidação da democracia e da efetivação de uma sociedade ética, justa e inclusiva.

Dentre as atribuições do Núcleo estão à coordenação, elaboração e execução do Projeto de Formação de LiderançasSociais e Comunitárias, para conscientizar e estimular a organização das diferentes políticas comunitárias. Despertar e trabalhar a participação da comunidade, em específico, no fortalecimento das organizações locais e encorajar o desenvolvimento de projetos comunitários de melhoria da qualidade de vida nos bairros, por meio de práticas cidadãs e solidárias.

Elaborar e coordenar a execução do Projeto “Em Discussão” temas de alta relevância para a sociedade Catarinensetendo por objetivo promover a aproximação e integração da sociedade com o poder legislativo  por meio de debates  de matérias relevantes que tramitam no Parlamento Catarinense. Possibilitar e ampliar o acesso do cidadão ao debate que acontece no âmbito das Comissões Parlamentares, sobretudo daqueles que residem no interior do Estado;

Contribuir e assessorar a execução do processo de formação continuada e qualificação dos estagiários do Programa Antonieta de Barros – PAB, instituído pela Lei 13.075 de 29 de julho de 2004, inspirado nas políticas afirmativas, que tem por objetivo propiciar acesso ao jovem socialmente excluído por sua condição étnica, gênero e localidade de moradia.

Programa ALESC e Sociedade Brasileira propiciam o debate e a reflexão sobre temáticas relevantes no Estado e no Brasil, porém pouco discutidas por sua invisibilidade, por falta de informação e/ou por preconceito. Este Programa terá como cerne as demandas recebidas da sociedade e de seus segmentos; movimentos sociais, organismos de defesa de direitos das mulheres, de negros, LBTT, de idosos, indígena e outras etnias.

Programa ALESC e Relações de Promoção e Inclusão Internacionais - visa intercâmbio entre a Casa e as instituições internacionais para promoção e inclusão social.

Última atualização: quarta, 3 Mai 2017, 20:22